A renovação do acordo de entendimento entre a Zona Franca de Manaus (Brasil) e a Zona Franca Global ( localizada em Ciudad del Este, no Paraguai) foi realizada com o objetivo de criar ações de comum acordo e interesse que facilitem o desenvolvimento do atividades em ambas as zonas francas, como aliados comerciais estratégicos.
O principal objetivo deste acordo é promover ações que promovam o desenvolvimento dos setores industrial, comercial e de serviços.
O acordo foi assinado pelo superintendente interino da ZFM, Algacir Antonio Polsin, e pelo presidente da ZFG, Pedro Osvaldo Céspedes, na presença de autoridades do Conselho Nacional de Zonas Francas (CNZF). Será válido por cinco anos inicialmente.
O documento foi assinado na segunda-feira, 21 de dezembro, enquanto o ato oficial “virtual” foi quarta-feira, 23 de dezembro.
No encontro de quarta-feira, foi discutida a possibilidade de habilitar, em Ciudad del Este, o Centro Logístico de Armazenamento e Distribuição de produtos do Parque Industrial de Manaus (PIM), previsto, em 2015, na assinatura do convênio que estabeleceu o plano de trabalho assinado por Pedro Céspedes, presidente do a Zona Franca Global de Ciudad del Este, e a Superintendente da Zona Franca de Manaus, Rebecca García, na época
Fonte: Agência IP