A Câmara de Vereadores (conselho) de Ciudad del Este vai exigir que as lojas obedeçam à legislação e retirem todos os anúncios escritos exclusivamente em outras línguas, principalmente em português, informa o Vanguardia.
“O microcentro (centro comercial) é praticamente um reduto brasileiro, porque tudo que é lido e uma grande parte do que é ouvido nos shopping centers e lojas é na língua portuguesa”, diz o jornal.
O vereador (conselheiro) Herminio Corvalán afirma que a legislação do Paraguai exige que os anúncios sejam feitos primeiro em espanhol e guarani, as línguas oficiais, e só depois num idioma opcional.
“Somos prejudicados pela publicidade estrangeira e temos que defender a nossa. Nós, como autoridades, não podemos permitir que continuem a violar as regras estabelecidas”, diz o vereador.
Em anos anteriores, os lojistas foram obrigados a retirar os cartazes que não estavam escritos em espanhol ou guarani, mas ao longo do tempo outras empresas e lojas passaram a colocar cartazes em português, chinês e até árabe, diz o Vanguardia.