A interventora de Ciudad del Este, Carolina Llanes, chegou nesta quarta (5) pela manhã e foi recebida sob um forte esquema de segurança.
Logo depois de assumir o posto, Carolina disse que nem ela e nem sua equipe vão perseguir ninguém, mas pediu colaboração dos funcionários para esclarecer as denúncias de mau uso de verbas públicas pela prefeita Sandra McLeod Zacarías, sobre quem pesam 23 denúncias.
Ex-juíza, Carolina foi designada pelo próprio presidente Mario Abdo Benítez para intervir na Prefeitura.
A interventora disse que não tem o poder de demitir ninguém, mas poderá afastar das funções os funcionários que tentem impedir o trabalho de sua equipe. Ela disse que é um trabalho técnico, já que não está afiliada a nenhum partido político.
Carolina pretende normalizar os serviços da Prefeitura o quanto antes, já que ficou tudo paralisado desde que Sandra McLeod renunciou ao cargo, há nove dias.
A interventora tem o prazo legal de 60 días para reunir provas, mas também pode terminar antes o seu trabalho, dependendo do resultado das buscas, quando apresentará um informe à Câmara dos Deputados e à presidência da República.
A prefeita afastada Sandra McLeod manifestou intenção de retirar sua renúncia, por meio de seus assessores, mas o vereador Herminio Corvalán impediu a entrega de uma nova carta de “renúncia à renúncia”.
McLeod apresentou a carta de renúncia em 26 de novembro, mas no documento afirmava que, se fosse aprovada a intervenção na Câmara dos Deputados, ela retornaria ao cargo.
A Câmara de Vereadores não aceitou a manobra.