O contra-almirante Apakorn Yukongkaew, comandante da operação de resgate dos 12 meninos que ficaram presos numa caverna da Tailândia, em julho deste ano, deverá vir a Foz do Iguaçu para participar do 18º Seminário Nacional de Bombeiros, que será realizado entre os dias 21 e 23 de novembro, no Rafagnin Palace Hotel.
Apakorn Yukongkaew deverá proferir a palestra de encerramento co evento. Além dele, vários outros especialistas na área vão proferir palestras, entre eles Massimo Desiat, penta campeão brasileiro de canoagem slalom, bi campeão sul-americano de canoagem slalom, campeão pan-americano de canoagem slalom e bi campeão brasileiro derRafting.
Vários membros das forças especiais da Marinha tailandesa, comandados por Apakorn, fizeram parte do resgate dos meninos.
Os mais conhecidos são um médico, identificado como Pak Loharnshoon, e três mergulhadores, que não tiveram seus nomes revelados – os quatro se voluntariaram para ficar junto com os meninos na caverna após eles serem encontrados, há uma semana.