Começa mais uma mobilização de combate à dengue em Foz

Ações de limpeza e vistoria em residências tiveram início nesta segunda-feira (18) e seguem até sexta-feira (22)

Mobilização no Porto Meira. Foto: Bruno Martins/PMFI

A Semana de Mobilização de Combate à Dengue, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), teve início nesta segunda-feira (18) e segue até sexta-feira (22) na região do Porto Meira.

A ação é parte do evento nacional Dia D de Combate à Dengue e tem como objetivo principal a mobilização de toda a população para atuar em conjunto com os órgãos públicos na luta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A região do Porto Meira foi escolhida para concentrar as atividades de combate à dengue após análise do mapa de calor, monitorado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que indicou uma alta concentração de casos suspeitos de dengue e infestação dos mosquitos nos últimos quinze dias.

“O apoio da população é fundamental. O mosquito Aedes aegypti se prolifera em locais que acumulam água, como pneus, garrafas e caixas d’água. Pedimos que verifiquem seus quintais e eliminem esses focos. Além disso, é importante que os moradores recebam bem as equipes do CCZ, que estarão visitando as casas para orientações”, afirma a supervisora de educação, comunicação e mobilização social do CCZ, Giselli Kurtz.

Durante a semana de mobilização também serão feitas limpezas em pontos de descarte irregular identificados na região. Os agentes comunitários de saúde (ACS) e os agentes de combate a endemias (ACE) estão atuando nas orientações aos moradores sobre como eliminar focos do mosquito e os cuidados necessários para evitar a doença. Equipes da Vital também reforçam as ações de limpeza na região, nesta segunda-feira (18) as atividades foram concentradas no Parque Remador.

Caçambas
A população pode aproveitar o período para fazer a limpeza dos quintais. Foram disponibilizadas caçambas em pontos estratégicos da região, que podem ser utilizadas de forma gratuita para o descarte de resíduos. “Os moradores precisam ficar atentos para fazer o uso correto das caçambas”, explica o Diretor de Arborização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Genivaldo Noberto.

As caçambas são destinadas para o descarte de resíduos domésticos, que não são recolhidos pela coleta de rejeitos e orgânicos, nem pela coleta de recicláveis, como restos de construção civil, madeiras e colchões.

As caçambas estarão disponíveis nos seguintes locais até quinta-feira (21):
• Rua Tamarindo, em frente ao nº 835, próximo ao campo de futebol e à academia ao ar livre, no bairro Bubas.
• Rua dos Cravos, esquina com Rua Águas Marinhas, ao lado da mecânica Clínica do Automóvel, no bairro Jardim das Flores.
• Rua Pinheiro, esquina com Rua Golfinho, em frente ao nº 654, no bairro Jardim Colônia.
• Rua Amor Perfeito, esquina com Rua Golfinho, próximo ao Centro de Convivência, no bairro Jardim das Flores.
https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=53874

Com informações da PMFI

Sair da versão mobile