O setor empresarial de Ciudad del Este pretende iniciar neste mês uma mesa de diálogo com a equipa econômica do Governo, para analisar as ferramentas que permitirão recuperar a competitividade do turismo de compras na região de fronteira.
O anúncio foi feito por Said Taigen, presidente da Câmara de Comércio e Serviços de Ciudad del Este. Embora o volume de vendas tenha aumentado 70%, os números ainda não refletem a movimentação registrada no período pré-pandemia.
Menos imposto – Agora o setor pretende “devolver o brilho” à capital de Alto Paraná, por meio de um trabalho coordenado com o Poder Executivo. Um dos pedidos é a redução do imposto para melhorar a competitividade comercial com os países vizinhos, em cujas cidades (principalmente Foz do Iguaçu) estão instaladas lojas duty free, com preços mais acessíveis aos compradores.
“Os impostos sobre produtos comercializados nos duty free na Argentina e no Brasil variam entre 10 e 11%, incluindo eletrônicos, cigarros, bebidas alcoólicas, roupas, perfumaria e celulares. Enquanto isso, em Ciudad del Este, os impostos (em algumas áreas) são mais elevados, deixando o mercado paraguaio menos competitivo”, explicou Taigen.
O presidente da Câmara de Comércio e Serviços também disse que o volume de vendas está aumentando e já atingiu 70% do que era registrado antes da pandemia.
Além da estabilidade da moeda brasileira, Taigen falou que atividades como a Black Friday impulsionam o turismo de compras.
“Nos últimos três ou quatro meses de cada ano sempre há movimentação no comércio fronteiriço e, principalmente, em Ciudad del Este. Somamos a isso a Black Friday, que é uma ferramenta muito útil para colocar o nome CDE de volta em todos os cantos do Brasil, nosso principal aliado. Aos poucos vamos voltar a ser o que éramos antes da pandemia”, afirmou o empresário.
Números – A Black Friday, realizada de 15 a 19 de novembro de 2023, superou as expectativas do setor comercial de Ciudad del Este, com um volume de vendas 20% maior na comparação com a edição de 2022. O faturamento foi de cerca de US$ 300 milhões e mais de 200 mil turistas estiveram no município durante os cinco dias do evento comercial.
Com informações do La Clave