O comércio de Ciudad del Este está otimista com as vendas nas últimas semanas deste ano.
Mas o empresário Charif Hammoud, presidente do Centro de Importadores de Alto Paraná, disse que a recuperação total do comércio da cidade deve levar mais de um ano. Claro, se o Brasil superar sua crise (o que ele não disse).
No final de semana, segundo o Diário Vanguardia, houve muito movimento de turistas na cidade paraguaia, mas poucas compras.
Cerca de 60 lojas se uniram para fazer a promoção “Low Cost” (baixo custo), fazendo ofertas dos mais diversos produtos. Mas não houve adesão dos compradores e a promoção ficou abaixo da expectativa dos organizadores.
Eles reconhecem que os visitantes ainda não conheciam o nome da promoção e que deveria ter havido mais divulgação para ampliar o público.
“Um dólar”
O movimento do final de semana, em que muita gente circula mas compra pouco, é chamado entre os comerciantes paraguaios de “um dólar”.
“Havia muita gente durante todo o fim de semana, mas vendemos pouco. Muitos turistas vêm comparar os preços e não compram em grande quantidade, enquanto outros vêm apenas para conhecer o centro e voltam sem levar nada”, disse o comerciante Orlando Centurión ao Vanguardia.
“Low Cost”
Já um dos organizadores da “Low Cost”, Paolo Doré, disse que, por ser a primeira vez da promoção, não houve participação expressiva dos empresários de Ciudad del Este.
Mas que, a partir de agora, a promoção deverá se firmar como uma marca nacional de festival de ofertas, para atrair turistas dos países vizinhos e promover o turismo regional.