De acordo com a análise dos pequenos e grandes comerciantes de Ciudad del Este, julho foi, sim, o mês do turismo, como é chamado na região das três fronteiras, devido ao fluxo expressivo de compradores nas lojas da cidade. Eles esperam que isso melhore ao longo dos meses e aumente mais de 50% para as festas de final de ano.
Paola Doldán, dona de uma das lojas de eletrônicos do centro da cidade, disse que a entrada de compradores é animadora, principalmente desde o início do segundo semestre, quando o fluxo de vendas teve uma melhora significativa.
Ela acrescentou que as projeções para Ciudad del Este são muito favoráveis para o restante do ano e há a possibilidade de pensar em eventos que possam atrair mais compradores.
“Neste momento, podemos dizer que estamos a 50% das projeções e se tudo correr bem podemos chegar a 80% até ao final do ano e esperar que em 2022 seja possível voltar à normalidade. Estamos recebendo turistas e isso nos motiva muito”, analisou a empresária, que também é associada à Câmara de Comércio de Ciudad del Este.
Ao mesmo tempo, Paola revelou que, atualmente, existem produtos mais baratos no Brasil e alguns de seus colegas iniciaram atividades em regime de duty free (lojas francas) em Foz do Iguaçu, enquanto outros analisam levar suas empresas ao Brasil para operar nesse regime comercial.
Com informações do jornal 5Dias