Dependentes químicos infantojuvenis de Foz ganham uma “tábua de salvação”

Todo o atendimento é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tendo o CAPSi (Centro de Atendimento Psicosocial Infantojuvenil) como porta de entrada.

Da esquerda para a direita: Idalina Barbosa (AFA), Jogão Morales (presidente da Câmara de Vereadores), Rosa Jerônymo (primeira-dama) e Filomena Rubano (AFA). Foto: Thiago Dutra/Divulgação

Foi inaugurado nesta quarta-feira (26) em Foz do Iguaçu o Complexo Terapêutico Infantojuvenil Padre Arturo Paoli, na região do Porto Meira.

O espaço, com mais de 9 mil metros quadrados, será administrado pela Associação Fraternidade Aliança (AFA) e passa a integrar a Rede de Saúde Mental do Município, com a oferta de atendimento psicológico e social, além de práticas integrativas e complementares de saúde a crianças e adolescentes de 10 a 18 anos em situação de dependência química ou que estejam em medida protetiva (vivendo em casas lares ou em famílias acolhedoras).

Todo o atendimento é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tendo o CAPSi (Centro de Atendimento Psicosocial Infantojuvenil) como porta de entrada.

Padre Arturo
Idalina Barbosa, presidente da AFA, e Filomena Rubano, vice-presidente, disseram que o complexo foi pensado pelo Padre Arturo há mais de vinte anos. A estrutura foi construída em uma chácara que pertencia ao padre Arturo e foi adquirido com doações de amigos que partilhavam do propósito de vida dele.

“Ele sempre pensou em projetos que atendessem as pessoas menos favorecidas, aquelas pessoas invisíveis para a sociedade”, contou Idalina. “Esse lugar simboliza a esperança, a transformação e a construção de uma nova vida. Era algo que Padre Arturo sempre sonhou e hoje se torna realidade”, afirmou Filomena.

O padre italiano chegou a Foz do Iguaçu em 1987, a convite do então bispo Dom Olívio Aurélio Fazza. Sensibilizado pela condição de extrema pobreza das pessoas da região do Porto Meira, fundou, em 26 de julho de 1991 a Associação Fraternidade e Aliança (AFA). Padre Arturo faleceu em 2015, na cidade de Luca, na Itália, aos 102 anos.

Com informações da PMFI

Sair da versão mobile