Na manhã desta segunda-feira (08), o presidente do Paraguai, Santiago Peña, conversou com jornalistas ao chegar para a abertura da 64ª edição da cúpula de Chefes de Estado dos países integrantes do Mercosul, que está sendo realizada em Assunção.
Segundo o jornal ABC Color, “Peña lamentou não ter conseguido que o presidente argentino, Javier Milei, comparecesse à cúpula em Assunção para uma eventual reaproximação com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, com quem o presidente argentino está envolvido em uma disputa ideológica contínua”.
“Temos que ser respeitosos”, disse o presidente Peña sobre a recusa de Milei em comparecer, mas afirmou que o “processo de integração” no bloco não será afetado por essa circunstância e acrescentou que sua relação tanto com Milei quanto com Lula da Silva é “muito boa”, informou o ABC Color.
Ele salientou que os direitos, necessidades e expectativas dos cidadãos dos países devem inspirar as ações dos seus governos e que o povo do Mercosul “anseia por líderes com objetivos e propósitos claros”.
“Devemos deixar os discursos e as palavras para trás e agir de forma decisiva”, disse o presidente.