Confira os bairros que terão vacinação contra a raiva, de casa em casa, em Foz

Neste primeiro momento, atendimentos acontecerão nos bairros Vila Borges, Jardim Itália e Morumbi, regiões que concentram o maior número de casos de raiva em morcegos

Foto ilustrativa: PMFI/divulgação

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Foz do Iguaçu dará início, nesta terça-feira (20), a vacinação contra a raiva em cães e gatos no formato casa a casa, com atendimento na Vila Borges, Jardim Itália e parte do Morumbi, regiões que concentram o maior número de casos de raiva em morcegos. Os agentes atuarão das 8h30 às 13h30 por pelo menos três semanas nestes bairros.

A retomada da campanha de vacinação em um novo formato deve-se a baixa procura por parte da população. “Quando iniciamos a vacinação com pontos fixos nos bairros, em outubro do ano passado, nossa meta era atender cerca de 40 mil cães e gatos, mas até agora foram pouco mais de 19 mil doses aplicadas”, explica a supervisora técnica do CCZ, Renata Defante Lopes.

As regiões definidas pelo CCZ estão apontadas no Mapa de Calor com a maior concentração de morcegos com raiva. Em 2023, foram encontrados 40 animais com a doença e em 2024 já são 4 casos confirmados de raiva em morcegos.

Transmissão
Todos os mamíferos podem adquirir a raiva, mas dentro da área urbana, cães, gatos e seres humanos são os mais suscetíveis. A transmissão se dá quando o vírus da raiva existente na saliva do animal infectado penetra no organismo da vítima através da pele ou de mucosas, por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura. Por esse motivo, a vacinação em cães e gatos é a maneira mais segura para prevenir a doença.

Chame o CCZ sempre que:
– Encontrar um morcego dentro de casa, pousado em local baixo ou caído no chão.
– Um cão ou gato tenha tido contato direto com morcego (brincou, caçou, mordeu, comeu, etc).
– Um cão ou gato que esteja com o comportamento suspeito de raiva.
– Telefones: 21058730 e 999974448.

Sair da versão mobile