Conheça a mulher que trabalha em lugares que poucos homens chegam na Itaipu

Larissa Neves é formada em técnica em Edificações, em 1999, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Federal do Paraná (Cefet-PR)

As calhas do Vertedouro são umas das preferidas por ela para fazer inspeção. Foto: arquivo pessoal/divulgação

A técnica de obras Larissa Redondo Neves, da Divisão de Obras Civis da Diretoria Técnica de Itaipu, trabalha em áreas restritas da usina, lugares que poucos homens conhecem.

Desde agosto de 2011, ela já atuou em diferentes atividades na área, como elaboração de especificações técnicas, projetos, fiscalização de obras, mapeamento de fissuras e, atualmente, inspeção visual da barragem.

A inspeção visual é uma das atividades da área de Segurança de Barragens, cuja finalidade é monitorar a estrutura civil das barragens de concreto, de terra e de enrocamento, fazendo, assim, o acompanhamento da sua estabilidade.

“A atividade de inspeção visual engloba fazer o levantamento e o cadastro do que chamamos de ‘eventos’, que são alguns tipos de anomalia na estrutura (fissuras, eflorescências, percolações, armadura exposta, ruptura de concreto, entre outros) e verificar se há necessidade de intervenções/reparos no local”, explica.

Para que toda a barragem seja inspecionada, há 34 roteiros mensais que abrangem praticamente todos os blocos/estacas e galerias. Também há 22 roteiros semestrais, que são em locais mais específicos e de difícil acesso, como as calhas do Vertedouro e inspeções embarcadas (a montante e a jusante), que, particularmente, são as preferidas de Larissa, “porque exigem um procedimento específico para que aconteçam (envolvendo o Corpo de Bombeiros e a Operação) e porque são lugares a que poucos funcionários na usina têm acesso”.

Formação
Larissa Neves é formada em técnica em Edificações, em 1999, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Federal do Paraná (Cefet-PR). Já em 2004, concluiu o curso de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Fez especialização em Gerenciamento de Obras, em 2011, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), pouco antes de se mudar para Foz. Também concluiu especialização em Marketing (UFPR), em 2007.

Sair da versão mobile