O Banco Central da Argentina (BCRA) anunciou que a partir desta terça-feira (07) começará a circular a nova nota de 10 mil pesos (equivalente a R$ 45,50, no câmbio de hoje) será distribuída progressivamente pela rede de agências bancárias e caixas eletrônicos de todo o país.
A nota tem as imagens de Manuel Belgrano e María Remedios del Valle, heroína da Guerra da Independência, e no verso a recriação artística da cena do Juramento da Bandeira realizado em 27 de fevereiro de 1812.
A imagem de Belgrano faz parte de um retrato atribuído ao artista francês François Casimir Carbonnier, enquanto a representação da heroína pertence à obra La Capitana, da artista argentina Gisela Banzer, informou a autoridade monetária.
Segundo o BCRA, “essa nota de 10 mil pesos, bem como a nota de 20 mil pesos com a imagem de Juan Bautista Alberdi, que entrará em circulação no último trimestre do ano, facilitarão as transações entre os utilizadores, tornarão mais eficiente a logística do sistema financeiro e permitirão a redução de custos”.