Conheça a via de recreação que vai desafogar o trânsito de Assunção

A Costanera Sur faz parte do amplo projeto da Avenida Costanera que facilitará a entrada de veículos no centro de Assunção

O projeto inclui amplos espaços de recreação social com ciclovias e amplas calçadas em todo o trecho, estacionamento, acessos inclusivos, parques e anfiteatro. Fotos: MOPC/Divulgação

A construção da Avenida Costanera Sur, em Assunção (capital do Paraguai), está com um avanço geral de 85%, o que se traduz em 5 quilômetros de asfalto, 2 quilômetros de calçadas e 2 quilômetros de iluminação, segundo relatório da empresa contratante.

A obra inclui o aterro de 66 hectares, que foi concluído em Outubro passado no local onde serão construídas as primeiras 1.500 casas populares no âmbito do Programa de Reabilitação e Habitação Bañado Tacumbú, liderado pelo Ministério das Obras Públicas e Comunicações. (MOPC ).

Também foram concluídas as obras complementares de drenagem pluvial, que incluíram atividades de escavação, colocação de mais de 4 mil metros lineares de tubulações tubulares e celulares de esgoto, além da substituição das ruas afetadas.

Soma-se a isto a instalação de mais de 40 drenos transversais para melhor captação de águas pluviais e assim ajudar a controlar a ocorrência de corredeiras existentes no local em dias de chuva, melhorando a qualidade de vida dos vizinhos, informou o MOPC.

Recreação
A Costanera Sur faz parte do amplo projeto da Avenida Costanera que facilitará a entrada de veículos no centro de Assunção. Ao mesmo tempo, seu projeto inclui amplos espaços de recreação social com ciclovias e amplas calçadas em todo o trecho, estacionamento, acessos inclusivos, parques e anfiteatro.

Quanto à avenida principal, terá aproximadamente 8,1 quilômetros de extensão em nível não inundante, ao longo do Bañado Sur, desde a Av. Colón até o Cerro Lambaré. Tudo isto tendo em conta o desenvolvimento urbano, a coesão social e a valorização da zona.

O empreendimento é realizado na modalidade da Lei 5.074/13, também conhecida como “Chave na Mão” e é responsável pelo Consórcio Sul formado pela Ingeniería de Topografía y Caminos SA (T&C), prevendo sua conclusão até 2024.

Com informações da Agência IP

Sair da versão mobile