Como em todos os anos, o jornal 5Días apresenta a lista das personalidades do mundo empresarial, político ou midiático que mais influenciaram no Paraguai por seu volume de investimentos, sua liderança nos negócios ou o poder midiático de suas opiniões e ações.
Vamos a elas, pela ordem:
1º) Antonio J. Vierci: o empresário de 76 anos, mais uma vez reconquistou a posição de número um em influência no mundo dos negócios, apostando fortemente na continuidade de sua expansão no mundo do varejo onde é líder indiscutível.
2º) Carlos Espínola: caiu uma posição em relação à lista do ano anterior, mas ainda é um homem de grande influência no aspecto econômico do país. Através do Banco Continental tornou-se um dos maiores financiadores do setor empresarial.
3º) Natalia Zucolillo: subiu para o terceiro lugar da lista no ano passado, principalmente devido à gestão que vem desenvolvendo através do ABC Cardinal, emissora que conseguiu se posicionar como líder de audiência na frequência AM, deixando para trás grandes concorrentes.
4º) Luis Ortega: o empresário esteve envolvido em um dos negócios que mais chamou a atenção no ano passado, com o retorno após 15 anos da multinacional de combustíveis Shell. A marca voltou graças à venda de 50% das ações do emblema Barcos & Rodados em favor da empresa brasileira Raizen, que até o final de 2021 se posicionava como líder nas vendas de gasolina e diesel.
5º) 5- Blas Zapag: caiu duas posições no ano passado. Por meio dos emblemas Copetrol e Petrobras, observou-se muito investimento na melhoria da construção de uma rede de quase 600 postos. O grupo emprega cerca de 3.000 funcionários e está entre os líderes em volume de vendas de gasolina e diesel.
6º) Hugo Velázquez: o vice-presidente da República e pré-candidato do Partido Colorado para as eleições presidenciais de 2023 é uma das entradas deste ano na lista de influenciadores. Ele se surpreendeu ao iniciar sua campanha política cedo e a previsão é que praticamente não tenha concorrência para vencer nas internas.
7º) Felipe Cogorno: permaneceu na lista de influenciadores, mas caiu uma posição. Ele é dono do Shopping China, um dos mais antigos e poderosos shopping centers da fronteira com o Brasil. Com sua empresa Fortis, ele conseguiu se posicionar como um forte concorrente no setor de varejo com lojas em Assunção, Mariano Roque Alonso, Coronel Oviedo, Concepción, Pedro Juan Caballero e Ciudad del Este.
8º) Norman Harrison: o empresário tem um importante poder de influência através da Holding da Megacadena de Comunicación integrada pela Rádio 1° de Marzo 780 AM, Rádio Canal 100 FM e Rádio Mariscal Estigarribia 96,9 FM. Ele também é responsável pela Seguradora Yacyreta, que concorre entre as seguradoras com maior participação no mercado local. Passou de 5º para 8º no ano passado.
9º) Jair Lima: o presidente do Frigorífico Concepción permanece na lista pelo segundo ano consecutivo e no mesmo cargo. A empresa sob sua responsabilidade alcançou um crescimento de vendas de 21% em 2021, e mais de 90% de seu negócio total foi exportado devido à alta demanda por carnes em todo o mundo e aos altos preços, que geraram receita de US$ 593 milhões.
10º) José Brítez: sua incursão deveu-se ao fato de ser o primeiro paraguaio a assumir a presidência do Banco Itaú, entidade líder em banco pessoal nacional. O Grupo Itaú também conseguiu implantar uma maior presença no Paraguai desde este ano com o lançamento de sua corretora Itaú Invest, bem como a conclusão da aquisição da Providencia Seguros, que passou a ser Itaú Seguros.
Com informações do jornal 5Días