”
“Não haverá nenhum tipo de impunidade. Caia quem cair, ninguém é intocável, do presidente da República pra baixo”, afirmou o presidente Mario Abdo Benítez, o Marito, na apresentação dos resultados da megaoperação contra o narcotráfico, em Ciudad del Este, na sexta-feira (7).
O líder dos traficantes, Reinaldo Cabañas Santa Cruz, o Cucho, montou um verdade império em Ciudad del Este e cidades vizinhas, com apoio de autoridades, inclusive das que deveriam fiscalizar exatamente o tráfico de drogas e outros delitos.
Um deputado colorado, Ulises Quintana, que contou com apoio de Cucho na campanha eleitoral, usava uma caminhonete Toyota Land Cruiser que está em nome do traficante. O deputado disse, depois, desconhecer as atividades criminosas dele.
Outro carro em nome de Cucho, um Audi A6, foi encontrado na casa da vereadora Mabel Otazú, de Presidente Franco. O carro, supostamente, era utilizado pela filha da vereadora, Azucena Medina, que manteria uma relação sentimental com o chefe da quadrilha de traficantes.
Os vínculos com autoridades são no mínimo suspeitos. Numa propriedade onde havia veículos de Cucho, inclusive um Lamborghini Gallardo 2008, estava também uma caminhonete Toyota modelo Tundra, a qual está em nome de Pedro Aricio Moreira Curtido, ex-vereador de Ciudad del Este.
O próprio presidente Mario Abdo Benítez aparece numa foto ao lado do traficante.
Marito confirmou que ambos estão na casa dele (presidente), mas disse não se recordar de ter posado para a foto e que nem sabia quem era Cucho.
“Tenho tirado muitíssimas fotos com muita gente”, justificou.
O império
Cucho é acusado de tráfico internacional de drogas. Com o dinheiro obtido, investia em imóveis e veículos de luxo. E fazia a lavagem do dinheiro por meio de sua casa de câmbio.
Ele é dono de hotéis, motéis e estacionamentos, entre outras propriedades. Tem, inclusive, uma luxuosa chácara à beira do lago, com acesso exclusivo para seu barco.
Fã declarado do traficante colombiano Pablo Escobar, de quem tinha em sua sala uma foto gigante, Cucho era dado a extravagâncias, como na festa de seus 33 anos, em março, quando convidou centenas de convidados.
A festa foi animada por sete grupos musicais de diferentes nacionalidades e estilos.
Fontes: ABC Color, Vanguardia e Última Hora
A prisão, na quinta (6). Na casa dele, foram encontrados 21 quilos e 835 gramas de cocaína, que tinham como destino o Brasil.