Conheça o império do “Pablo Escobar” de Ciudad del Este

Cucho e seu Lamborghini.

“Não haverá nenhum tipo de impunidade. Caia quem cair, ninguém é intocável, do presidente da República pra baixo”, afirmou o presidente Mario Abdo Benítez, o Marito, na apresentação dos resultados da megaoperação contra o narcotráfico, em Ciudad del Este, na sexta-feira (7).

O líder dos traficantes, Reinaldo Cabañas Santa Cruz, o Cucho, montou um verdade império em Ciudad del Este e cidades vizinhas, com apoio de autoridades, inclusive das que deveriam fiscalizar exatamente o tráfico de drogas e outros delitos.

Um deputado colorado, Ulises Quintana, que contou com apoio de Cucho na campanha eleitoral, usava uma caminhonete Toyota Land Cruiser que está em nome do traficante. O deputado disse, depois, desconhecer as atividades criminosas dele.

No sentido horário, a partir do alto, a filha da vereadora com um carro de Cucho; o carro de um ex-vereador que estava na casa de Cucho; o deputado que usava um carro do traficante; e a polêmica foto que mostra Cucho e o presidente na casa de Marito.

 

Outro carro em nome de Cucho, um Audi A6, foi encontrado na casa da vereadora Mabel Otazú, de Presidente Franco. O carro, supostamente, era utilizado pela filha da vereadora, Azucena Medina, que manteria uma relação sentimental com o chefe da quadrilha de traficantes.

O presidente, na apresentação dos resultados da operação: “Ninguém é intocável”. Foto: Edgar Medina\Última Hora

Os vínculos com autoridades são no mínimo suspeitos. Numa propriedade onde havia veículos de Cucho, inclusive um Lamborghini Gallardo 2008, estava também uma caminhonete Toyota modelo Tundra, a qual está em nome de Pedro Aricio Moreira Curtido, ex-vereador de Ciudad del Este.

O próprio presidente Mario Abdo Benítez aparece numa foto ao lado do traficante.

Marito confirmou que ambos estão na casa dele (presidente), mas disse não se recordar de ter posado para a foto e que nem sabia quem era Cucho.

“Tenho tirado muitíssimas fotos com muita gente”, justificou.

O império

A chácara de Cucho.

Cucho é acusado de tráfico internacional de drogas. Com o dinheiro obtido, investia em imóveis e veículos de luxo. E fazia a lavagem do dinheiro por meio de sua casa de câmbio.

Ele é dono de hotéis, motéis e estacionamentos, entre outras propriedades. Tem, inclusive, uma luxuosa chácara à beira do lago, com acesso exclusivo para seu barco.

Fã declarado do traficante colombiano Pablo Escobar, de quem tinha em sua sala uma foto gigante, Cucho era dado a extravagâncias, como na festa de seus 33 anos, em março, quando convidou centenas de convidados.

A festa foi animada por sete grupos musicais de diferentes nacionalidades e estilos.

Fontes
: ABC Color, Vanguardia e Última Hora

A prisão, na quinta (6). Na casa dele, foram encontrados 21 quilos e 835 gramas de cocaína, que tinham como destino o Brasil.

Sair da versão mobile