Conheça o novo produto que o Paraná quer exportar para os Estados Unidos

Atualmente, o principal produto negociado é a madeira, que responde por 64,4% das exportações paranaenses

Governo quer ampliar venda de produtos paranaenses para o mercado norte-americano Foto: Camila Tonett/Vicegovernadoria

O Governo do Paraná quer ampliar as exportações para os Estados Unidos incluindo novos itens na pauta comercial. O assunto foi tratado em reunião, ontem (22), entre o vice-governador Darci Piana, o diretor-presidente da Invest Paraná, José Eduardo Bekin, e o cônsul-geral adjunto dos Estados Unidos em São Paulo, Jonathan Austin.

Paraná produziu 9,3% a mais de peixes em 2021 confirmando liderança nacional
Foto: Jaelson Lucas/Arquivo AEN

Um dos itens que já estão em estágio adiantado de negociação é a tilápia. “O Paraná é líder nacional na produção de peixes de cultivo, principalmente de tilápia. Temos uma participação de 22% no mercado brasileiro e condições de atender o mercado norte-americano”, informou Darci Piana. A produção paranaense chegou a 188 mil toneladas em 2021, um aumento de 9,3% em relação a 2020.

Segundo maior parceiro de comércio exterior do Paraná, os Estados Unidos vêm ampliando suas importações. Em 2021, o valor total dos produtos paranaenses exportados para o mercado norte-americano alcançou US$ 1,501 bilhão, um crescimento superior a 60% em relação a 2019, quando as vendas para aquele país somaram US$ 934,6 milhões.

Atualmente, o principal produto negociado é a madeira, que responde por 64,4% das exportações. Em segundo lugar estão produtos alimentícios, com 8,45%.

Com informações da AEN

Sair da versão mobile