Conheça os detalhes do novo atrativo do Parque Nacional do Iguaçu

A Trilha Ytepopo é a mais nova novidade para quem busca conexão com a natureza

A trilha foi aberta ontem (31) para os turistas. Foto: Bruna Nieradka

Nesta quinta-feira, 31 de outubro, o Parque Nacional do Iguaçu inaugurou a Trilha Ytepopo, um belíssimo percurso de 5km repleto de paisagens únicas.

A nova trilha, acessível com o ingresso do parque, marca um momento significativo de parceria entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a concessionária Urbia Cataratas, sendo a primeira trilha inédita aberta durante a concessão, além das reaberturas dos históricos caminhos Poço Preto e Bananeiras.

“Um parque sem trilhas é um parque sem alma”
O diretor-técnico da Urbia Cataratas, Marcelo Skaf, ressaltou a importância da abertura de trilhas: “O parque precisa de um circuito, um roteiro de muitas trilhas. Um parque sem trilhas é um parque sem alma, então o que fazemos aqui hoje, junto com o ICMBio, é identificar esses locais e preparar projetos como esse do Ytepopo, para abrir o parque e termos mais de 150km de trilhas em todos os núcleos do Parque Nacional do Iguaçu.”

“É só o começo…”
O chefe do Parque Nacional do Iguaçu, José Ulisses dos Santos, comentou sobre a abertura da trilha: “Todos os 5km, entre floresta e rio, são uma experiência única dentro do Parque Nacional do Iguaçu. Uma delícia de fazer, uma trilha segura, uma trilha bem-sinalizada, que vai proporcionar momentos incríveis para quem tiver a oportunidade e desejar conhecer. Ela é nossa e é só o começo do novo sistema de trilhas do Parque Nacional do Iguaçu.”

Por que o nome Ytepopo?
O historiador Pedro Louvain explicou o significado do nome da trilha: “Ytepopo tem sua origem nos povos tupi-guarani, sendo ‘Y’ rio ou água, ‘te’ é uma partícula de ligação e ‘po’ é o verbo saltar em guarani, que quando duplicado tem o seu superlativo, podendo ser rio que salta muito, rio de muitos saltos ou rio que salta. Também pode ser interpretado como rio que ferve, tendo em vista o vapor de água que sai a partir dos saltos.”

Sobre a Trilha – A Trilha Ytepopo é aberta todos os dias para visitação, com funcionamento das 9h às 14h30. O acesso a ela está incluso no valor do ingresso regular do parque. Com tempo estimado de uma hora e 40 minutos para ser concluída, o diferencial dessa nova trilha é ser às margens do Rio Iguaçu. O visitante poderá caminhar e acompanhar o volume e fluxo d’água, que se direciona para desaguar e formar a Maravilha Mundial da Natureza, as Cataratas do Iguaçu.

Como acessar – O início da Trilha Ytepopo está localizado no Espaço Porto Canoas, próximo ao ponto de embarque de retorno do passeio tradicional da Trilha das Cataratas. Alternativamente, os visitantes podem descer no ponto do Macuco Safari e seguir pelo Caminho das Bananeiras por aproximadamente um quilômetro, acessando a Trilha Ytepopo pelo sentido inverso e concluindo o percurso no Espaço Porto Canoas.

Visite o Patrimônio Mundial Natural – Para visitar o Parque Nacional do Iguaçu é recomendado adquirir o ingresso antecipadamente, pelo site oficial (www.cataratasdoiguacu.com.br), com escolha do dia e horário. Em caso de necessidade, é possível reagendar a visita por meio do cadastro feito no momento da compra. Os passeios ao amanhecer, pôr do sol e durante a noite possuem vagas limitadas.

Para mais informações sobre o Parque Nacional do Iguaçu, entre em contato com a Naipi, assistente virtual do parque, pelo WhatsApp: 45 3521-4438.

Serviço
Lançamento da Trilha Ytepopo – Parque Nacional do Iguaçu
Distância da trilha: cinco quilômetros
Funcionamento: todos os dias
Horário de acesso: das 9h às 14h30
Duração estimada: uma hora e 40 minutos

Mais informações
contato@catarataspni.com.br
www.cataratasdoiguacu.com.br

(Urbia Cataratas – Parque Nacional do Iguaçu)

Sair da versão mobile