A fundação InSight Crime, que se dedica ao estudo do crime organizado na América Latina e Caribe, mostra que o Brasil é um dos cinco países mais violentos da região.
O Paraguai tem um terço do índice de homicídios registrados no Brasil; e Chile, Equador e Argentina têm os índices mais “civilizados” do continente.
Pelos números do balanço feito pela fundação InSight Crime, em 2017 a Venezuela ficou com o título de mais mortífera, com o índice de 89 homicídios a cada 100 mil habitantes.
Caracas, a capital, é a cidade “mais homicida” do mundo, com a taxa de 130 por 100 mil habitantes.
Os outros países com taxas assustadoras de homicídios são El Salvador (60 a cada 100 mil), Jamaica (55,7 por 100 mil) e Honduras (42,8 por 100 mil).
Top five
InSight Crime destaca a “impressionante cifra” de 61.283 pessoas vítimas da violência no Brasil, em 2016 – “sete vítimas por hora”).
A fundação ainda não tinha os dados de 2017 quando publicou o trabalho.
Mas a gente já adianta que, em 2017, houve uma pequena queda – para 59.103 homicídios.
O Paraguai
A fundação InSight Crime diz que, “embora a taxa de homicídios no Paraguai seja baixa em relação ao contexto regional, as autoridades do país estão preocupadas com a crescente presença do grupo criminoso mais poderoso do Brasil, o Primeiro Comando da Capital (PCC), ao qual são atribuídos episódios de violência extrema no Paraguai, incluindo um histórico e sangrento roubo de banco em abril de 2017” (na verdade, não foi assalto ao banco, mas à transportadora de valores Prosegur, em Ciudad del Este).
Argentina
Vêm, então, os países menos violentos do continente. Bolívia (8,5), Uruguai (7,8), Peru (7,7), Nicarágua (7), Argentina (6), Equador (5,8) e Chile (3,3).
Sobre a Argentina, o InSight Crime diz que o país “se mantém como um dos países com menos mortes violentas da região, em que pese um forte e, inclusive, alarmista discurso oficial sobre temas de segurança e narcotráfico”. Curioso, não?
Chile
O Chile tem padrões de país de primeiro mundo. Os demais estão dentro da faixa considerada aceitável pela ONU, que é o índice de no máximo 10 homicídios a cada 100 mil habitantes.
E o que diz o InSight Crime sobre o Chile? “Mais uma vez, é o pais menos homicida da América Latina, com apenas 550 homicídios registrados entre janeiro e novembro de 2017”, taxa que é até mesmo inferior a 3,3 por 100 mil habitantes.
Vergonha
Além de termos a quinta maior taxa de homicídios do continente, ainda ajudamos o Paraguai a ficar mais próximo do índice não tolerável.
Se duvidar, logo, logo “atacaremos” a Argentina.