O veículo da foto acima foi projetado e construído pela equipe Baja Cataratas, formada por 15 alunos do curso de Engenharia do campus da Unioeste de Foz do Iguaçu, especialmente para participar da competição Baja Regional Sul, na Universidade de Passo Fundo (RS), realizada este mês.
Chamado de RQ3, foi o vencedor da categoria aceleração. Além desse título, os iguaçuenses fecharam a competição em 7º lugar entre as universidades do Sul e em 1º lugar entre as universidades paranaenses.
Em sete provas, o RQ3 precisou ser testado nos quesitos de segurança, conforto, velocidade final, manobrabilidade e enduro (corrida offroad).
“Ficamos muito animados com isso. Levamos cerca de um ano para projetar e construir nosso carro. Eram 22 instituições e recebemos feedbacks que nos motivaram. Para o próximo ano, vamos desenvolver um novo protótipo e voltar a competir”, conta o capitão da Baja Cataratas, Fabio Zardinello Barroso.
Durante o processo de desenvolvimento, o Centro de Mobilidade Elétrica Inteligente (Mob-i), do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) ajudou a equipe com capacitações.