Depois de percorrer as 98 escolas municipais de Foz do Iguaçu, as encenações do Circo da Dengue, uma parceria da Itaipu Binacional e Parque Tecnológico Itaipu (PTI), chegaram ao final nesta terça-feira (12). A Binacional tem trabalhado o tema da dengue em diversas frentes e com várias áreas.
O encerramento do Circo da Dengue aconteceu com a apresentação da peça teatral nas escolas Professora Suzana Moraes Balem, no Jardim Nova Califórnia, e na Escola Monteiro Lobato, no bairro Porto Belo, na região da Vila C, vizinha à barragem da Itaipu. No total, cerca de 17 mil alunos(as) de 1º a 5º ano foram atingidos pela ação.
A atividade faz parte das ações da Agenda Ambiental do Convênio Educação Ambiental, Ciência e Sustentabilidade 3, da Divisão de Educação Ambiental (MAPE.CD), da Diretoria de Coordenação e PTI. As encenações tiveram início no dia 6 de novembro.
O Circo da Dengue é uma peça teatral encenada pela Troupe Luz da Lua. “De forma lúdica, eles trabalham o tema com muita leveza e diversão”, diz a gestora do convênio pela Itaipu, Michelly dos Reis Laurindo, da MAPE.CD. Pelo PTI, a gestora é a empregada Talita Aparecida Reis Theriba.
Segundo Michelly, a ideia era mostrar a importância do combate ao mosquito transmissor da dengue Aedes Aegypti de maneira diferente, já que muitos já têm conhecimento sobre o assunto em sala de aula.
Com duração de 45 minutos, a Troupe faz uma espécie de perguntas e respostas sobre o conhecimento da dengue. “É uma espécie de escolinha do Professor Raimundo (se referindo ao clássico quadro cômico comandado por Chico Anysio e exibido em diversos programas humorísticos)”.
De acordo com dados do novo ano epidemiológico da dengue, iniciado no último mês de agosto, cerca de 4 mil notificações da doença já foram registradas no município nesse período. Desses, pouco mais de 137 casos foram confirmados.
Confira o último boletim da dengue no Paraná divulgado ontem, 12 de dezembro, clicando aqui.
Com informações da IB