Covid-19 : “Conheces teu inimigo e conhece-te a ti mesmo; se tiveres cem combates a travar, cem vezes serás vitorioso”

Centro de Controle e Prevenção de Doenças do EUA revela o que se sabe sobre as variantes do vírus da Covid-19

Foto ilustrativa: Pixabay

A frase do título desta nota é de Sun Tzu, autor do livro A arte da guerra, que, para este editor, vem bem a calhar com a situação que vivemos nestes tempos de pandemia.

No livro ele afirmou o seguinte: “Conheces teu inimigo e conhece-te a ti mesmo; se tiveres cem combates a travar, cem vezes serás vitorioso. Se ignoras teu inimigo e conheces a ti mesmo, tuas chances de perder e de ganhar serão idênticas. Se ignoras ao mesmo tempo teu inimigo e a ti mesmo, só contarás teus combates por tuas derrotas”.

Por isso, o Não Viu? publica abaixo um estudo sobre o que se conhece, até hoje, das novas variantes do vírus da Covid-19, elaborado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças do Estados Unidos (CDC).

Vamos, agora, ao texto do CDC

“As informações sobre as características dessas variantes estão surgindo rapidamente. Os cientistas estão trabalhando para aprender mais sobre a facilidade de disseminação, se podem causar doenças mais graves e se as vacinas atualmente autorizadas protegerão as pessoas contra eles.

O que nós sabemos

Os vírus mudam constantemente por meio de mutações e espera-se que novas variantes de um vírus ocorram. Às vezes, novas variantes surgem e desaparecem. Outras vezes, novas variantes persistem. Múltiplas variantes do vírus que causa COVID-19 foram documentadas nos Estados Unidos e globalmente durante esta pandemia.

Os vírus mudam constantemente e se tornam mais diversificados. Os cientistas monitoram essas mudanças, incluindo mudanças nos picos na superfície do vírus. Ao estudar cuidadosamente os vírus, os cientistas podem aprender como as mudanças no vírus podem afetar a forma como ele se espalha e como as pessoas ficarão doentes.

Se você pensar em um vírus como uma árvore crescendo e se ramificando; cada galho da árvore é ligeiramente diferente dos outros. Ao comparar os ramos, os cientistas podem rotulá-los de acordo com as diferenças. Essas pequenas diferenças, ou variantes, foram estudadas e identificadas desde o início da pandemia.

Algumas variações permitem que o vírus se espalhe mais facilmente ou o torne resistente a tratamentos ou vacinas. Essas variantes devem ser monitoradas com mais cuidado.

O que estamos fazendo para aprender mais

Os cientistas estão estudando essas variantes para aprender mais sobre elas e detectar rapidamente novas variantes. Eles querem entender se as variantes atuais e novas:

Sair da versão mobile