Credibilidade: Luna será o primeiro prefeito com liberdade para remanejar 15% do orçamento de Foz

Até agora, o limite autorizado pela Câmara de Vereadores é de 8%

Sessão de ontem da Câmara de Vereadores. Foto: Christian Rizzi/CMFI

No seu primeiro ano de mandato, o General Silva e Luna, o futuro prefeito de Foz do Iguaçu, será o primeiro na história do município que terá a liberdade para remanejar até 15% do orçamento.

Isso significa que, até esse limite, o general não precisará pedir aos vereadores autorização para aplicar o dinheiro dos pagadores de impostos onde achar necessário.

Segundo o Não Viu? apurou, o fato é histórico, porque, ao longo dos últimos anos, o limite de remanejamento foi de 2% (no governo de Sâmis da Silva e Paulo Mac Donald), depois aumentou para 4% (na gestão de Reni Pereira) e depois aumentou mais ainda, até chegar aos atuais 8% (na gestão do atual prefeito Chico Brasileiro).

O pedido de autorização foi encabeçado pelo vereador Nei Patrício, como forma de dar credibilidade ao General Silva e Luna, e aprovado pelos demais vereadores, com exceção da vereadora Yasmin Hachem.

“Em relação ao índice de remanejamento, elevamos de 8% para 15% dando essa credibilidade ao novo prefeito, até porque é um orçamento do qual ele não apresentou, não teve participação. Nesse primeiro ano, é importante que haja essa flexibilização para remanejar sem ter que novamente passar pela Câmara cada ajuste dentro desse limite”, afirmou o vereador.

Tal fato histórico fez parte da aprovação ontem, 19 de dezembro, pela Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, do orçamento municipal de R$ 2.260.078.888,00 para 2025.

O valor, será distribuído da seguinte forma:

RPPS

Sair da versão mobile