Criar tilápia no Lago de Itaipu pode render 25% sobre o capital investido

Foto: divulgação/AEN

A Emater estima que, conduzida com dedicação e profissionalismo, a criação de tilápias na em tanques-rede na região Oeste do Paraná pode dar ao produtor uma rentabilidade de 25% sobre o capital investido.

Para provar isso, a própria Emater e a Itaipu Binacional, com o apoio de prefeituras dos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu, promovem mesta quarta e quinta-feiras, dias 18 e 19,, o seminário sobre cultivo de peixes em tanques-rede.

A ação ocorrerá primeiro em Santa Helena e depois em Foz do Iguaçu e deve reunir pescadores artesanais e produtores rurais.

Lago de Itaipu

O coordenador estadual do projeto Aqüicultura e Pesca da Emater, Luiz Danilo Muehlmann, conta que desde abril de 2015 o Ministério da Pesca e Aqüicultura, Ibama, Itaipu e IAP liberaram o cultivo de tilápias nos braços de rios e córregos que abastecem o Lago de Itaipu,

Por isso, o objetivo dos dois seminários é mostrar de que forma os pescadores artesanais, principalmente, e também pequenos produtores rurais podem aproveitar essa licença para desenvolver uma nova atividade geradora de renda para suas famílias.

O Paraná produz por ano cerca de 106 mil toneladas de pescados. Deste total, 93,3 mil são de cultivo e 12,7 mil toneladas de captura.

Sair da versão mobile