Crise argentina já afeta comércio de fronteira no Paraguai

Comércio de Encarnación já sente a crise argentina.

A cidade paraguaia de Encarnación, que faz fronteira com Posadas, na Argentina, já sofreu um baque de 30% nas vendas, nas últimas semanas, como consequência da crise econômica do país vizinho.

O fluxo diário de pessoas que passam pela ponte que une as duas cidades caiu de 20 mil para cerca de 12 mil turistas.

Segundo o jornal Ultima Hora, de Assunção, a queda no volume de vendas é observada principalmente em produtos de informática e eletrônica.

E o peso argentino, embora tenha sofrido uma leve queda ontem, continua num patamar elevado, apesar de intervenções do Banco Central (antes, o banco havia garantido que não interviria).

Segundo comerciantes de Encarnación, além da desvalorização do peso, outro problema que afeta as lojas é a especulação de cambistas.

Mesmo assim, a inflação na Argentina estão tão alta que a diferença de preços torna atrativo cruzar a ponte para fazer compras no Paraguai.

No caso dos combustíveis, por exemplo, os argentinos chegam a pagar 9 pesos menos por litro, quando abastecem no Paraguai.

Encarnación, uma cidade com quase 130 mil habitantes, conta não apenas com um comércio forte, voltado para os argentinos, mas também com uma boa infraestrutura turística, com numerosos hotéis e restaurantes de todos os níveis, além de espaços de lazer.

Sair da versão mobile