Até agora, os jacarés “iguaçuenses” não cometeram nenhuma maldade contra os humanos daqui (já outros bichos, com certeza caíram nas bocarras deles).
Mas, como é melhor prevenir do que remediar, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente instalou esta semana placas de alerta em três lagos urbanos da cidade: Parque Monjolo, no Jardim Central; Parque Remador, no Porto Meira; e no Jardim São Luiz, onde foi construída um lagoa de contenção para a água da chuva.
As placas não são apenas para avisar que há jacarés no pedaço. São pra evitar que moradores usem os lagos para nadar ou que consumam a água.
“Estes lagos oferecem perigo, pois não foram projetados para atender essa atividade (de natação)”, diz a secretária de Meio Ambiente, Angela Meira.
Além de informar que a água é imprópria para o consumo e para o banho, as placas também orientam os moradores a conservar o local, não jogando lixo ou objetos. Telefones do Corpo de Bombeiros, para casos de acidentes (193), e da Secretaria de Meio Ambiente (153), para denúncias de crimes ambientais, estão expostos no material informativo.
“A Equipe de Educação Ambiental da Secretaria tem orientado as escolas e CMEIS das proximidades, no entanto é necessário contar com o apoio de todos, pois esses lagos podem oferecer grande risco”, completou Ângela.
Jacarés
De acordo com a secretária, alguns lagos chegam atingir até 1,80m de profundidade, e outros, como no Parque Monjolo, animais silvestres fazem do espaço seu habitat natural.
Segundo o Meio Ambiente, três jacarés já foram vistos nos últimos anos circulando pelo parque. Caso o morador aviste o animal, a orientação é manter distância e não perturbá-lo. Em caso de maus tratos, denúncias podem ser feitas pelo telefone da Força Verde: 3527-2424.