Dados do Simepar registram recorde de chuvas em Foz do Iguaçu nos últimos 20 anos

Confira os números divulgados nesta segunda-feira (1º)

Foto: Gilson Abreu/AEN

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) apontou que, no mês de janeiro, a precipitação acumulada em oito pontos diferentes do Estado foi de 2.748,6 milímetros (mm).

O índice é 151% superior ao mesmo período do ano passado – em janeiro de 2020 foram 1.094,2 mm.

Em relação à média, o aumento também foi significativo, de 67%. No primeiro mês de 2021 choveu 343,5 mm, contra um histórico de 205,7 mm. O levantamento leva em consideração as regionais de Paranaguá, Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu.

“Choveu muito no Paraná por inteiro, em algumas localidades bem acima da média histórica. O principal fator foi o fluxo de umidade no canal da Amazônia para o Sul o País. Janeiro normalmente já é úmido e quente, com essa atividade ficou com ainda mais umidade e calor, resultando em chuvas diárias”, afirmou o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib.

Ele lembrou que Foz do Iguaçu (Oeste) e Guaraqueçaba (Litoral) bateram recorde de precipitação dos últimos 20 anos. Em Guaraqueçaba foram 810 mm em 31 dias, a cidade que mais choveu em janeiro no Paraná. Em Foz, a vice-líder, o acúmulo foi de 609,6 mm. Guaratuba (571,2 mm), Antonina (513,6 mm) e Santa Helena (400,6 mm) completam o top 5, de acordo com o Simepar.

“Os maiores índices ficaram concentrados no Litoral e no Oeste paranaense”, disse Kneib.

A chuva em janeiro em oito pontos diferentes do Paraná

Foz do Iguaçu

Paranaguá

Curitiba

Ponta Grossa

Guarapuava

Londrina

Maringá

Cascavel

Com informações do AEN

Sair da versão mobile