Uma grande ação foi realizada pela Polícia Civil na terça-feira (12), em todo o Paraná, visando os crimes de furto e receptação de fios de cobre.
Em Foz do Iguaçu, a Operação Conectividade efetuou busca em seis estabelecimentos que atuam na compra e venda de materiais recicláveis, resultando na apreensão de 493,4 quilos de fios já desencapados.
Uma pessoa foi presa em flagrante por furto de energia, o popular “gato”.
O trabalho, coordenado pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp), contou com o apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Secretaria da Fazenda e Vigilância Sanitária. Mais de 50 agentes foram mobilizados na fronteira.
Os alvos foram escolhidos com base na análise de dados realizada pela PC, em decorrência de apreensões anteriores. Em todo o Estado foram empregados mais de 600 policiais, com ações em 25 municípios, resultando na fiscalização de 170 estabelecimentos e na prisão de 17 pessoas. Ao todo, foram apreendidas 3,9 toneladas de fios de cobre.
Desde setembro, de acordo com a Sesp, 70 pessoas já foram presas pelos crimes de receptação, porte ilegal de armas e tráfico de drogas em todo o Estado. Também já foram apreendidas mais de 8 toneladas de cobre.
Além dos danos materiais gerados às operadoras, esses crimes provocam interrupção momentânea de atividades essenciais, com espaços públicos e privados que ficam sem energia ou internet com o corte dos cabos. Outras operações estão previstas nas próximas semanas.
Com informações do GDia