Deputada argentina apresenta projeto para diminuir atropelamentos de animais no Parque Iguazú

Depois do atropelamento de uma onça prenhe (de dois filhotes) e de um gato-maracajá na Ruta 12, que corta o Parque Nacional Iguazú, na Argentina, a deputada Verónica Derna apresentou na Câmara nacional um projeto para instalação de radares e redutores de velocidade na rodovia.

“Queremos estar em sintonia e fortalecer o pedido urgente de controles rigorosos para que não se continue matando a fauna missioneira (da província de Misiones)”, disse a deputada ao portal La Voz de Cataratas.

A deputada, que antes de assumir na Câmara foi ministra de Ecologia de Misiones, informou que o projeto contempla todo o trecho da Ruta 12, desde o cruzamento com a rodovia provincial 19 até Puerto Iguazú, além dos acessos às Cataratas e ao aeroporto.

A fiscalização da velocidade dos veículos será feita por sistemas automáticos e semiautomáticos, instalação de postos de controle e ainda redutores de velocidade e sinalização, entre outras medidas.

Em ofício ao presidente Mauricio Macri, Verónica disse que a prevenção de acidentes em estradas é fundamental para salvar vidas humanas, “mas em nossa província é fundamental, também, para salvar vidas de espécies da fauna que habita o território”.

Em menos de um mês, dois atropelamentos: uma onça que daria em breve à luz dois filhotes e um gato-maracajá como este da foto.
Sair da versão mobile