Talvez hoje, 5 de junho, seja a data mais importante para qualquer um de nós. É o Dia Mundial do Meio Ambiente, aquele espaço em que estamos inseridos e que insistimos em detonar.
A onça Nena, do Refúgio Biológico Bela Vista, mantido pela Itaipu, é um belo símbolo para a data.
Para marcar este dia, um rápido levantamento do que vai acontecer em Foz do Iguaçu.
Coleta seletiva
A notícia mais importante vem da Prefeitura de Foz. Ela anuncia para amanhã, dentro das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, o lançamento do Programa de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Recicláveis, no Centro de Triagem da Vila C.
Graças a uma parceria da Prefeitura com a Itaipu Binacional e a Cooperativa de Agentes Ambientais de Foz do Iguaçu, Foz finalmente terá um programa de coleta seletiva, que será implantado gradativamente, começando pela região da Vila C e bairros próximos.
A proposta é garantir a gestão adequada dos resíduos e a geração de renda aos catadores de materiais recicláveis, além de incentivar o consumo consciente entre os moradores.
Para orientar a população da Vila C sobre a separação adequada do lixo, servidores, e voluntários da Prefeitura darão sequencia nesta segunda-feira (4) a ação porta a porta, interrompida na semana passada devido ao Movimento Nacional dos Caminhoneiros.
Durante as visitas, as equipes entregam um imã de geladeira, contendo informações sobre os tipos de resíduos, forma de separação e destino do lixo. Cada família também recebe uma placa de identificação para ser fixada em frente à casa e uma sacola de ráfia para acondicionar os resíduos recicláveis gerados durante a semana.
Parque Nacional
No Parque Nacional do Iguaçu, nosso maior patrimônio natural, haverá uma série de atividades de “intervenção e sensibilização ambiental”, a partir de hoje (culminando no domingo, com a Meia Maratona das Cataratas).
Na abertura da Semana do Meio Ambiente, o parque ativará a campanha global da ONU Meio Ambiente “Acabe com a poluição plástica”, para reduzir e substituir este material, um dos maiores perigos para a natureza. Visitantes e colaboradores serão incentivados a trocar o plástico por produtos biodegradáveis.
Nas lojas, o público poderá adquirir produtos ecológicos, com o “Cantinho Sustentável”.
O Centro de Visitantes receberá a exposição “Monstro de plástico do Rio Iguaçu”, juntamente com a campanha “Dá para ser diferente”. Haverá ainda outras atividades.
No shopping
No Cataratas JL Shopping, durante toda a semana, o público pode conferir uma exposição que trata da conscientização do impacto do lixo no meio ambiente e apresenta móveis de pallets e de materiais não recicláveis.
A mostra é em parceria com a Uniamérica e segue até sexta-feira (08).
Essa também é a oportunidade para que os moradores de Foz do Iguaçu descartem corretamente seus equipamentos de informática e eletroeletrônicos. No local há um ponto de coleta de lixo eletroeletrônico como gabinetes, notebooks, teclados, mouse, caixas de som, monitores, impressoras, scanners, celulares, telefones residenciais, smartphones, televisores e DVDs.
VOCÊ JÁ CONHECE?