Dinheiro da França, projetos de Jaime Lerner. Vem aí a “nova” Foz do Iguaçu

Foto reeditada, com base em foto da Wikimedia.

O arquiteto curitibano Jaime Lerner, um dos mais conceituados urbanistas do mundo, irá desenvolver os projetos em Foz do Iguaçu financiados pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), ao custo total de nada menos que R$ 150 milhões.

O prefeito Chico Brasileiro disse nesta quarta-feira (28) que os projetos preveem a implantação de parques, avenidas e ciclovias, ao longo dos três rios urbanos de Foz: Boicy, Monjolo e Arroio Ouro Verde.

Ao longo desses rios serão construídos 28 quilômetros de ciclovias, cinco lagoas de contenção para evitar enchentes e uma área de revitalização do setor urbano, explicou o prefeito.

A Avenida Beira Rio, hoje pouco usada e praticamente abandonada, será estendida da Ponte da Amizade até o Porto Meira, passando pelo futuro Parque Monjolo.

A Avenida Beira Rio vai ganhar importância nos projetos. Foto: Youtube

Apoio

“A Itaipu está nos apoiando e o arquiteto Jaime Lerner está nos ajudando a fazer um edital de licitação internacional para as obras”, disse Chico Brasileiro, que apresentou o plano aos vereadores da cidade.

O plano de revitalização dos rios contou com o apoio do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e, segundo o prefeito, nasceu da necessidade de intervenção nesses rios.

“Temos que aproximar os rios dos moradores, não só do ponto de vista da drenagem, mas do ponto de vista da utilização deles como um patrimônio da natureza, do ser humano, para que turistas e iguaçuenses possam aproveitá-los de forma sustentável”, disse.

Chico Brasileiro disse que escolheu a AFD porque “é a agência que executa os melhores projetos ambientais no mundo e que financia esse grandes projetos”.

Jaime Lerner

Pra quem não conhece Jaime Lerner, ele foi governador do Paraná duas vezes (e recebeu muitas críticas), mas também três vezes prefeito de Curitiba (só elogios).

Em suas gestões, a capital paranaense se transformou de uma cidade acanhada, subdesenvolvida, em uma metrópole com soluções para o trânsito e o transporte coletivo copiadas em diversos países, com inúmeros parques onde antes eram propriedades particulares esperando valorização, com um zoneamento urbano que mudou toda sua configuração e outras novidades que a tornaram a melhor capital brasileira.

Uma das marcas de sua administração foi a criação da Rua das Flores, uma via exclusiva para pedestres onde antes havia engarrafamento de veículos. Ele sempre diz que a cidade deve ser pensada para o pedestre e para o transporte coletivo, não para os carros particulares.

Enfim, é uma boa notícia!

 

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