O site da Aneel ( Agência Nacional de Energia Elétrica) informa, nesta terça-feira (22), os valores do royalties da Itaipu deste mês de janeiro, liberados para o Banco do Brasil destinar aos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu.
Foz do Iguaçu vai receber quase R$ 8 milhões. Para sermos mais exatos, são R$ 7.952.695,91 que entrarão no cofre do município, ainda esta semana.
Será que com tanto dinheiro, não dá para reservar um pouco desse montante para a compra de terreno e construção da nova sede da Prefeitura de Foz do Iguaçu?
Opinião: Uma administração municipal séria, deveria publicar, todos os meses, sem maquiagem financeira e com honestidade, onde o município vai aplicar o dinheiro dos royalties. Seria algo inovador, para enrubescer todos os ex-prefeitos de Foz que receberam esses recursos, mas nunca disseram onde os aplicaram.
Vale lembrar às leitoras e aos leitores do Não Viu? que, a apesar da Lei determinar onde os royalties devem ser aplicados, isso, na prática, nunca ocorreu, pois a destinação desse dinheiro é, quase sempre, maquiada pelos meandros financeiros das administrações pública.
Ou seja, em português claro: ninguém controla isso e os prefeitos fazem o que bem entendem.