Quer saber o que pensam a direita e a extrema direita sobre cultura, segurança, economia e política? Foz do Iguaçu terá essa oportunidade.
A cidade sedia, no próximo sábado (8), a Cúpula Conservadora das Américas, que vai reunir alguns dos principais nomes que vão decidir os novos rumos do Brasil, em 2018, ou dar apoio ao governo Bolsonaro, direta ou indiretamente.
Pelos nomes, já dá pra ter uma ideia do que alinha esses próceres conservadores.
A Cúpula é uma espécie de reação ao Foro de São Paulo, criado pela esquerda latino-americana, e, segundo os organizadores, pretende “debater os problemas atuais que ocorrem em nosso país e no mundo”.
Ela é organizada pelos deputados federais Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente eleito, e Delegado Francischini (PSL-PR).
A cúpula será no Centro de Convenções do Hotel Recanto das Cataratas.
Cultura
Nas discussões sobre cultura, participam Olavo de Carvalho (foto), escritor e filósofo que nomeou dois nomes para o ministério de Jair Bolsonaro.
Orlando Gutierrez, representantes dos exilados cubanos nos Estados Unidos e PhD em Filosofia pela universidade de Miami (EUA).
Roderick Navarro, membro do grupo Rumbo Libertad, da Venezuela.
E o eterno príncipe Luiz Philippe de Orleans e Bragança, apresentado como “ativista político e líder do movimento Acorda Brasil”.
Mediador: Eduardo Bolsonaro
Segurança
As palestras sobre Segurança contarão com quatro personalidades:
Leonardo Giardin de Souza, promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, co-autor do livro “Bandidolatria e Democídio: Ensaios sobre Garantismo Penal e a criminalidade no Brasil”.
Fidel Zavala, senador paraguaio, vítima de sequestro, em 2009, pelo grupo guerrilheiro marxista Exército do Povo Paraguaio).
Major-general Jorge Jerez Cuellar, comandante colombiano das operações Ômega e Cauca contra as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Farc.
Álvaro Uribe, advogado, ex-Presidente da República da Colômbia, que atuou fortemente contra as Farc (ele falará por videoconferência).
Mediador: Fernando Destito Francischini
Economia
Nas palestras sobre economia, prevalecem os liberais, favoráveis ao livre mercado e à livre iniciativa:
Carlos Gomez, economista pela Universidade do Chile e MBA pela Universidade de Chicago, que formnou os “Chicago Boys”, como o próprio futuro ministro da Economia, Paulo Guedes.
Francisco Javier Leturia Infante (foto), doutor em Direito pela Universidade Salamanca e professor das Faculdades de Direito e Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Chile.
Abraham Bragança de Vasconcellos Weintraub, membro do Comitê de Macroeconomia da Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro do Brasil e diretor executivo do Centro de Estudos em Seguridade (CES).
4- Antonio Peña, advogado titular da banca Greenberg Traurig, presidente do Capítulo Interamericano da Câmara de Comércio Estados Unidos-México (EUA).
Mediador: Arthur Bragança de Vasconcellos Weintraub
Política
Na política, nenhum brasileiro, só representantes do Chile, Colômbia e Venezuela.
Miguel Ángel Martín (foto), presidente do Supremo Tribunal Federal da Venezuela (atualmente exilado nos EUA).
José Antonio Kast, 3º lugar nas eleições presidenciais no Chile em 2018.
María Fernanda Cabal Molina, senadora colombiana.
Mônica de Greiff, advogada, ex-ministra da Justiça na Colômbia.
Fonte: site do evento (http://www.cupulaconservadora.com.br/)
Mediador: Allan dos Santos