Diretor administrativo de Itaipu é exonerado. Vaga está aberta, mas já tem dono

Marcos Antônio Baumgärtner não é mais diretor administrativo da Itaipu Binacional. O Diário Oficial da União, edição desta sexta-feira (16), traz o decreto do presidente Michel Temer com sua exoneração do cargo.

Com isso, fica o caminho aberto para a nomeação de João Pereira dos Santos, que será o primeiro empregado aposentado de Itaipu a assumir uma diretoria, conforme o Não Viu? já antecipou.

Baumgärtner, aposentado desde o ano passado, estava na Diretoria Administrativa desde março do ano passado.

Ele foi indicado para o cargo pelo deputado federal Fernando Giacobo (PR-PR), que também indicou, agora, seu substituto. Aparentemente, seu nome estava desgastado na cúpula do partido.

Curiosamente, Baumgärtner já foi – sem ter sido – diretor administrativo de Itaipu ainda no governo de Dilma Rousseff.

A presidente nomeou-o para o cargo em abril de 2016, mas, com toda a celeuma política a que se seguiu a queda de Rousseff, ele nem chegou a assumir o cargo, o que aconteceu somente um ano depois.

Quanto a João Pereira dos Santos (foto), está aposentado pela Fibra desde 2015. Ele foi assistente do falecido diretor administrativo da Binacional Edésio Passos.

Também teve uma curta passagem pela Prefeitura de Foz do Iguaçu, quando foi nomeado secretário de Administração pelo ex-prefeito Reni Pereira.

Sair da versão mobile