Diretor do Instituto de Estudos Europeus encerra 2ª etapa do XV Congresso de Direito do Centro Universitário UDC

“Hoje não existem mais fronteiras. A Guerra está bem longe daqui, porém, as consequências não", disse o diretor

Diretor fala no encerramento do congresso. Foto: UDC/Divulgação

Com uma percepção e ponto de vista diferentes, e de forma inovadora o Diretor do Instituto de Estudos Europeus em San Pablo CEU University, Madrid na Espanha Prof. Dr. José Maria Beneyto encerrou a 2ª etapa do XV Congresso Internacional de Direito e Relações Internacionais do Centro Universitário UDC. Abordou em sua palestra os impactos da Guerra na Ucrânia e suas consequências para o mundo.

Dr. Beneyto também é Presidente “Ad Personam” do Centro Jean Monnet da União Europeia e Professor Visitante da Escola de Direito de Harvard, onde conheceu o Pró-reitor do Centro Universitário UDC Prof. Dr. Fábio Prado, durante um almoço, em Cambridge nos Estados Unidos. Na ocasião, Prado fez o convite para Beneyto trocar experiências com a comunidade acadêmica UDC.

A Reitora do Centro Universitário UDC Professora Rosicler Hauagge do Prado falou do encontro do Dr. José Maria com os estudantes e Professores da UDC: “A internacionalização da UDC proporciona encontros fantásticos. O conhecimento inovador que nossos estudantes e professores têm acesso através das palestras internacionais é importantíssimo”.

“Esse encontro faz parte da nossa função, que é oferecer a informação correta aos nossos estudantes para que eles decidam o que irão fazer com ela. O Dr. José Maria é um pesquisador da Europa, com altos cargos em instituições de grande relevância no planeta, que vai a Harvard dar aulas intensivas e que veio falar com estudantes, professores e pesquisadores na América do Sul. É uma troca de percepções bem diferentes”, explica o Prof. Dr. Fábio Prado, que é o idealizador da internacionalização UDC.

Beneyto alertou durante sua fala aos estudantes do Centro Universitário: “Hoje não existem mais fronteiras. A Guerra está bem longe daqui, porém, as consequências não. Esses jovens precisam entender muito bem que tudo está interligado e que, o que ocorre na Ucrânia tem impactos diretos em todo o mundo, influencia a economia, a fome, as questões energéticas e principalmente as políticas, e que consequentemente isso tem que ser visto pelo Direito Internacional o tempo todo”.

Ao término de sua fala, a plateia fez inúmeras perguntas e o palestrante respondeu a todos com entusiasmo, o que demonstrou grande interesse dos universitários pelo tema. “Senti muito interesse dos estudantes, isso é bom, mostra que na UDC, estão bem-informados e atualizados. O conhecimento prévio da plateia faz toda a diferença quando apresentamos algo. Foi uma noite muito boa”, encerrou o Dr. Beneyto.

Fonte: assessoria da UDC

Sair da versão mobile