Diretor-geral empossado hoje, amanhã já terá de começar a “descascar o abacaxi” da tarifa de Itaipu

Amanhã, quarta-feira, 23, Risden participará, pela primeira vez como diretor-geral brasileiro, da reunião do Conselho da Itaipu Binacional

Posse do novo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional. Foto: Isac Nóbrega /PR

O presidente Jair Bolsonaro participou, na manhã desta terça-feira (22), da cerimônia de posse do novo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, almirante Anatalício Risden Junior. Risden, que era diretor financeiro executivo de Itaipu, substitui o general João Francisco Ferreira, que pediu exoneração do cargo.

A solenidade reuniu dezenas de autoridades, entre elas, ministros de Estado, o vice-governador em exercício do Paraná, Darci Piana, e o diretor-geral paraguaio de Itaipu, Manuel Maria Caceres Cardozo, além de conselheiros da binacional.

Já amanhã, quarta-feira, 23, Risden participará, pela primeira vez como diretor-geral brasileiro, da reunião do Conselho da Itaipu Binacional que, tudo indica, deverá começar a discutir com os paraguaios o difícil acordo para definir o valor da tarifa de energia da usina para 2022.

Sem grandes pormenores, o resumo da  ópera é o seguinte: de um lado, o Brasil que baixar esse valor dessa tarifa, porque a dívida da usina está praticamente paga. De outro lado, os paraguaios querem manter o valor atual, porque os brasileiros consomem a maior parte da energia de Itaipu e, por isso, dão um enorme lucro ao Paraguai.

Com informações da Agência Brasil e IB

 

Sair da versão mobile