Diretoria de Itaipu se reúne em Curitiba. Amanhã, também lá, reunião do Conselho de Administração

James Spalding, do Paraguai, e Marcos Stamm. Foto: Julio Covello

Pela primeira vez como diretor-geral brasileiro, Marcos Stamm participou da reunião da diretoria executiva da binacional, em Curitiba, nesta quarta-feira (25).

E recebeu elogio do diretor-geral paraguaio, James Spaldin. Ele disse que a escolha de Stamm para o cargo contribui para a continuidade dos projetos e ações que Itaipu vinha desenvolvendo.

Spalding, cuja atuação sempre recebeu elogios, deve ficar no cargo pelo menos até 15 de agosto, quando toma posse o novo presidente do Paraguai, Mario Abdo. Normalmente, um dos primeiros atos do novo presidente é a troca de ministros e do diretor-geral de Itaipu, cargo que, no Paraguai, tem status de ministério.

A reunião em Curitiba foi no Chapéu Pensador, sede da Copel. A diretoria executiva da empresa, brasileiros e paraguaios, se reúne a cada 15 dias, mas normalmente isso acontece no Edifício da Produção, localizado no ponto central da barragem da usina, na fronteira entre Brasil e Paraguai.

Em todos esses anos, só houve cinco reuniões em Curitiba, incluindo a de hoje. Houve duas em 1996, uma em 2001 e a última no ano passado, também no Chapéu Pensador.

Nesta quinta, haverá outra reunião de Itaipu, esta inédita em Curitiba. O Conselho de Administração se reúne no Chapéu Pensador, para discutir vários temas, entre os quais a aprovação do balanço de 2017 pelos conselheiros.

Dentro da programação estão previstos um jantar e almoço com o ex-diretor-geral brasileiro Luiz Fernando Vianna. A governadora do Paraná, Cida Borghetti, também deverá dar as boas-vindas aos conselheiros de Itaipu.

Diretoria
A diretoria da Itaipu é atualmente composta por Marcos Vitório Stamm (geral brasileiro); James Spalding (geral paraguaio); Mauro Corbellini (técnico executivo); José María Sánchez Tilleria (técnico); Luis Alberto Breuer González (jurídico executivo); Cezar Eduardo Ziliotto (jurídico); Carlos Jorge Paris Ferraro (administrativo executivo); João Pereira dos Santos (administrativo); Miguel Angel Gómez Acosta (financeiro); Pedro Domaniczky Lanik (de Coordenação executivo) e Newton Luiz Kaminski (de Coordenação).

Sair da versão mobile