O turismo de casamento tem se tornado uma tendência crescente entre os paraguaios que buscam experiências únicas e memoráveis para “dia especial”, envolvendo celebrar casamentos em destinos fora do país, com a cerimônia e lua de mel em lugares exóticos e atrativos.
De acordo com a organizadora de eventos e viagens, Letícia Alvarenga, o turismo de casamento se tornou uma tendência crescente entre os paraguaios.
“Focamos antes de mais nada no gosto e nas finanças dos casais. Junto com eles, analisamos orçamento, quanto pretendem gastar por convidado ou quanto querem que os convidados gastem. Só depois disso definimos o destino”, afirmou.
Destinos – Os destinos mais procurados pelos paraguaios que desejam se casar no exterior são principalmente o México, com destaque para Cancún e Riviera Maya com praias de areia branca e águas cristalinas e pacotes completos que incluem cerimônia, recepção e hospedagem.
Segundo Alvarenga, o segundo destino preferido é a República Dominicana, especialmente Punta Cana, conhecida pelos resorts all inclusive e pelas praias paradisíacas.
A terceira posição no ranking é ocupada pelo Brasil, principalmente com destinos como Rio de Janeiro e Florianópolis.
“São lugares vibrantes e culturalmente ricos, que proporcionam um cenário único para casamentos”, acrescentou a planejadora de viagens.
Economia – Alvarenga destacou, no entanto, que o ideal é celebrar os casamentos nesses destinos fora da alta temporada para evitar custos elevados e grandes aglomerações.
“Páscoa e Réveillon são bem mais caros. Recomendo planejar casamentos entre março e setembro, exceto julho, que também é alta temporada de férias”, explicou.
Ela também contou que organizar um casamento no exterior exige muito planejamento.
“É aconselhável começar a planejar com oito a 10 meses de antecedência para otimizar a parte financeira e conseguir as melhores tarifas. É extremamente importante um bom plano de financiamento para todos os passageiros, que permita a adesão do maior número possível de hóspedes”, destacou.
O planeamento detalhado inclui a escolha do hotel, de acordo com o orçamento e preferências do casal, a coordenação com as companhias aéreas no que diz respeito às reservas e logística dos voos, os detalhes do catering e da decoração, no que diz respeito à coordenação com fornecedores locais e, por último, os serviços relacionados como DJ e fotografia, entre outros.
Alvarenga comentou que o custo médio de um casamento num destes destinos paradisíacos varia entre 1.700 e 1.900 dólares por pessoa, com base em seis noites com tudo incluído. No Paraguai, o pacote normalmente cobre o voo a partir de Assunção, seis noites de hospedagem, todas as refeições e bebidas e traslado privado para o grupo.
“Cada vez mais paraguaios optam por casamentos no exterior. O turismo romântico também inclui renovações de votos, o que permite aos casais celebrar marcos importantes dos relacionamentos, de forma especial e em família”, explicou.
Por fim, Alvarenga disse que também há uma procura por destinos como Cuba.
“Estamos organizando casamentos em Varadero, para quem busca algo diferente”, concluiu.
No fim das contas, os casais têm a oportunidade de celebrar a união em lugares paradisíacos, criando memórias inesquecíveis e desfrutando de experiências única.
Com informações do InfoNegócios