Lançado em 2018 junto com o livro “Mengele no Paraguai”, do jornalista Andrés Colmán Gutiérrez, o documentário “De Auschwitz a Hohenau”, dirigido por Desirée Esquivel Almada, foi disponibilizado na íntegra, na Internet. A divulgação foi feita pelo site do El Outro País.
Desirée acompanhou e registrou todo o processo de pesquisa do jornalista Andrés, durante a produção do livro escrito por ele.
O material coletado foi transformado em um documentário sobre a trajetória do nazismo no Paraguai, desde 1886. Começou com a experiência fracassada do médico antissemita, Bernhard Förster, e da esposa dele, Elisabeth Nietzsche (irmã do filósofo Friedrich Nietzsche), para criar uma colônia ariana em Nova Germânia, e chegou até a época da ditadura.
De acordo com os relatos, durante o período em que o general Alfredo Stroessner esteve no poder, o médico nazista Josef Mengele teria sido protegido e vivido por quase dois anos em uma fazenda na área rural de Hohenau, departamento de Itapúa.
O documentário conta a história de Sonia Brom-Tauber, sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz, que se encontrou vinte anos depois, em 1965, com o ex-carcereiro Mengele. O fato teria ocorrido em uma joalheria, em Recova del Puerto, em Assunção.
O filme tem roteiro e reportagens de Andrés Colmán Gutiérrez, edição de Nat Vera Scuderi, música de Rolando Chaparro, capa de Analía López, além de direção e câmera de Desirée Esquivel Almada.
Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=SKIwV0xi68o&t=215s
Novo livro – O documentário foi compartilhado juntamente com a publicação do novo livro de Andrés Colmán Gutiérrez. “O Homem que foi chofer de Stroessner e Mengele”, segunda parte da história de Mengele no Paraguai, lançado no domingo (30), durante a Feira Internacional do Livro (FIL), em Assunção, é uma publicação conjunta da editora Servilibro e da Ñe’ẽ Raity – Espacio Creativo, que edita El Otro País.
O livro está disponível no Ñe’ẽ Raity – Espacio Creativo (https://www.facebook.com/nidodelapalabra) e pode ser entregue em qualquer parte do país vizinho. Os pedidos também podem ser feitos pelo WhatsApp +595 985 499855.
Com informações do El Outro País