A queda do dólar animou os turistas brasileiros que, no final de semana prolongado pelo feriado de Finados, propiciaram “um peculiar movimento comercial” em Ciudad del Este, como informou o Vanguardia.
“Os comerciantes começam a sentir alívio e creem que as vendas irão melhorar”, diz o jornal, “depois de vários meses de poucas vendas”.
O comércio paraguaio de fronteira estava com uma queda de 70% no movimento nos últimos três meses, por conta da desvalorização do real. Nas últimas duas semanas, o dólar começou a perder força.
Mas, para atrair ainda mais os turistas brasileiros – e os argentinos -, muitas lojas estão lançando descontos e promoções e a adesão à Black Friday deve ser ampliada este ano.
A comerciante Leo Portillo disse ao Vanguardia que as vendas cresceram há uma ou duas semanas. “Cremos que este fim de ano será muito melhor que o do ano passado”, afirmou.
Os produtos mais vendidos continuam sendo os eletrônicos, seguidos pelos cosméticos, roupas esportivas e, agora, também pelos artigos de decoração.