Enquanto prosseguem as obras de recuperação e ampliação, mais empresas aéreas incluem o aeroporto de Puerto Iguazú em suas futuras rotas. Uma delas, inclusive, fará a ligação direta com Florianópolis (SC), o que nem Foz do Iguaçu tem mais.
O governo argentino já entregou à empresa Avian Líneas Aéreas S.A. 36 rotas no país, entre as quais se incluem uma ligação entre Córdoba e Iguazú, com escala em Posadas; Buenos Aires-Iguazú, com escala em Concordia; e San Miguel de Tucumãn-Iguazú, passando por Resistencia. De Puerto Iguazú, este voo seguirá para Florianópolis, fazendo também o roteiro inverso.
A empresa tem prazo de 180 dias para operar esses voos,s a partir da obtenção do Certificado de Explorador de Serviços Aéreos, que por sua vez terá que ser conseguido em um ano.
Outra empresa com interesse em Puerto Iguazú é a Smart Jet, que opera voos de baixo custo. A empresa manifestou a intenção de unir várias cidades do Chile a cidades argentinas, entre as quais Iguazú.
No Chile, a Smart Jet começou a operar em julho do ano passado. A empresa detém 11% do mercado e tem 18 rotas, entre uma internacional, entre Santiago e Lima (Peru).
Em obras
Sobre as obras no aeroporto, elas compreendem, desde meados do mês passado, a reconstrução da pista e das vias de rodagem. Os trabalhos devem ficar prontos ainda em meados deste ano.
A pista estava em estado avançado de deterioração e prejudicava a segurança operacional.
Já a remodelação e a ampliação do terminal de passageiros estarão concluídas em outubro de 2019.
Desde o dia 15 de abril, os voos do aeroporto de Puerto Iguazú estão sendo desviados para o aeroporto de Foz. Provavelmente não será possível cumprir o prazo inicial de um mês para que o aeroporto vizinho volte a operar.
(Fontes: La Nación e La Voz de Cataratas).