É o fim dos furtos, roubos e assaltos na Vila A? Câmeras de reconhecimento facial instaladas no bairro já estão funcionando

O Centro de Controle e Operações está funcionando na Concha Acústica do Gramadão

Câmeras inteligentes registram toda a movimentação. Fotos: Kiko Sierich/PTI

Neste mês de janeiro, entraram em funcionamento 48 luminárias com telegestão e câmeras integradas, instaladas pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), que fazem parte o programa Vila A Inteligente.

A telegestão é um conjunto de hardware e software funcionando acoplado à luminária, capaz de controlar remotamente a iluminação e a câmera, além de possibilitar muitas outras aplicações voltadas para a Internet das Coisas (interconexão digital de objetos cotidianos à internet).

Também estão funcionando 78 luminárias (apenas com sistema de telegestão) e 20 câmeras PTZ, com capacidade de movimentação horizontal, vertical e aproximação, localizadas em pontos estratégicos.

Softwares de gestão de câmeras e de reconhecimento facial já estão operando normalmente, o que possibilitará ações estratégicas específicas na área da segurança pública.

O Centro de Controle e Operações está funcionando na Concha Acústica do Gramadão, contando com oito televisores instalados com software de vídeo wall, permitindo a visão integral de todas as imagens e informações obtidas a partir dessas tecnologias.

Será que esses equipamentos vão pôr um fim nos furtos, roubos e assaltos no bairro, leitoras e leitores do Não Viu??

Com informações da IB

Sair da versão mobile