O Eco Park, em Foz do Iguaçu, é a mais nova instituição de cuidado e proteção aos animais filiada à Associação Latino-Americana de Parques Zoológicos e Aquários (ALPZA). O final do processo de filiação ocorreu na semana passada (9 de setembro).
Ao integrar a ALPZA, o Eco Park segue mais um passo dentro da sua missão de ser uma referência a nível nacional e regional no manejo das aves de rapina e de contar a história da relação do ser humano com os outros animais.
Agora, dentro da ALPZA, o próximo passo do EcoPark é buscar a certificação desta associação. A instituição tem até o dia 15 de novembro de 2025 para iniciar este processo dentro da entidade.
O processo de certificação avalia 208 pontos em cada instituição-membro que vão desde a segurança até a conservação. Tal processo cria um padrão de qualidade para o manejo dos animais sob os cuidados dos zoológicos e aquários e também seus funcionários e visitantes. No Brasil, até o momento, apenas o Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, tem o certificado emitido pela ALPZA.
Até lá, colaboradores do EcoPark estarão em uma jornada dupla. Será manter os cuidados com as espécies na instituição, permitindo que prosperem e também elevar o nível destes cuidados e da infraestrutura.
“A equipe toda está dedicada para aperfeiçoar o manejo e trazer esse reconhecimento para o Eco Park”, explicou o gerente Institucional, Igor Morais. Os primeiros passos podem ser conferidos nas obras da Floresta dos Primatas e do futuro Hospital Veterinário, por exemplo.
Existe toda esta preocupação porque, caso o EcoPark deixe de acompanhar a evolução dos parâmetros da ALPZA, ficará sem a certificação e será expulso da associação em 2026.
A ALPZA
A ALPZA foi fundada em 1990 em Caracas, na Venezuela. Atualmente, conta com 58 zoológicos e aquários em 19 países, como o o Zoo Leipzig e o Houston Zoo, na Alemanha e nos Estados Unidos, respectivamente.
Há também outras seis entidades que representam zoológicos e aquários filiados à ALPZA, como a Associação Europeia de Zoos e Aquários (EAZA).
O ECO PARK
O Eco Park é um espaço dedicado a contar a relação entre os homens e os animais. Abriga uma Fazendinha, o Aviário Imersão das Aves e oferece ao visitante duas vezes ao dia, apresentação das Aves de Rapina e do Cavalo Crioulo.
Por um ingresso à parte, pode fazer o passeio no lago com o pedalinho.
O Eco Park está localizado ao lado do Complexo Dreams Park Show na Rodovia das Cataratas, a menos de cinco minutos da entrada do Parque Nacional. Funciona diariamente das 9h às 17h.
Mais informações no site: www.dreamsecopark.com.br