Ela está à frente do maior e mais complexo projeto da Itaipu

Renata Tufaile trabalha na Diretoria Técnica de Itaipu, área ainda hoje majoritariamente masculina

A engenheira elétrica Renata coordena o PAT, um dos projetos mais complexos da usina. Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional

Quando teve seu primeiro registro em carteira de trabalho como engenheira eletricista no Programa de Trainee da usina de Itaipu, em 2000, Renata de Biasi Ribeiro Tufaile talvez não imaginasse que, 23 anos depois de iniciar sua carreira, atuaria em um dos mais importantes projetos da Itaipu.

A engenheira eletricista foi nomeada, na atual gestão, gerente executiva do Comitê Gestor do Plano de Atualização Tecnológica (PAT) da hidrelétrica, considerado o maior e mais complexo projeto da usina, desde a sua construção.

Renata Tufaile trabalha na Diretoria Técnica de Itaipu, área ainda hoje majoritariamente masculina. E está entre aquelas que superaram preconceitos e podem se considerar vencedoras.

Frente à área, ela e sua equipe são responsáveis pela gestão dos contratos relacionados ao Programa de Atualização Tecnológica, junto com o Comitê Gestor do PAT, assim como atividades de planejamento, gerenciamento e execução dos projetos, gestão de documentos, autorização de pagamentos, além de estabelecer processos e suas melhorias.

Ela cita ainda que há um relacionamento direto com as empresas contratadas, um dos pontos mais importantes para a execução eficiente do projeto.

Antes de se tornar parte desse grande projeto, Renata de Biasi Ribeiro Tufaile trabalhou por 18 anos na Superintendência de Operação, com atividades de análise de desempenho e indicadores, programação de suprimentos e defluência, e planejamento energético.

Natural de Campinas (SP), Renata de Biasi Ribeiro Tufaile se formou em 1998 no curso de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrotécnica, pela Universidade Federal de Itajubá – EFEI, em Minas Gerais.

Depois, continuou se especializando: fez mestrado em Sistemas Elétricos de Potência, pós-graduação de Gestão, Marketing, Finanças e Pessoas e MBA Executivo em Administração de Negócios do Setor Elétrico.

Com informações da IB

 

Sair da versão mobile