A duas semanas das eleições no Paraguai, o senador Mario Abdo Benítez, o Marito, continua bem à frente do candidato de oposição Efraín Alegre.
A última pesquisa, feita em todo o país pela Grau e Asociados para o jornal Última Hora, Telefuturo e Monumental, mostra Marito com 55,7% das intenções de votos.
Em segundo lugar, está o candidato da Alianza Ganar, Efraín Alegre, com 31,4% das intenções de votos.
Mario Abdo Benítez é do Partido Colorado, considerado de direita, que tem governado o país por boa parte dos últimos 70 anos. Efraín Alegre representa a Grande Aliança Nacional Renovada, aliança de centro-esquerda entre o Partido Liberal e o Movimento Guasú, do ex-presidente Fernando Lugo.
Marito é filho do ex-secretário particular do ex-ditador Alfredo Stroessner, que governou o país por 35 anos. Ele derrotou nas primárias Santiago Peña, o favorito do presidente Horacio Cartes.
Tanto o candidato da situação quanto o da oposição fazem críticas ao governo do presidente Cartes e prometem mudanças.
A pesquisa
A última pesquisa, que tem nível de confiança de 95% e margem de erro da ordem de 2,5%, foi feita entre 27 de março e 8 de abril.
Entre os entrevistados, a pesquisa mostrou que ainda há 20% que ainda não se definiram por um candidato e 2,9% que vão votar em outros candidatos que não os dois mais fortes.
Esse resultado mostra que, pelo menos agora, o candidato de oposição não teria chance de vencer, já que Marito está 24,3 pontos percentuais à frente.
Mas há que se ver outros números da pesquisa. Do total de ouvidos, 55,1% disseram que não mudam de candidato até a eleição; 6,2% disseram que podem mudar, dependendo da propaganda partidária; 23,2% poderão mudar de opinião, se se desiludirem com o candidato; e 15,5% não souberam responder.
A rejeição dos eleitores a Efraín é maior: 17,9% disseram que nunca votariam nele; em Marito, o percentual de rejeição é de 11,4%.