Em novembro, Paraguai vai diminuir impostos para baratear produtos vendidos aos turistas

Traduzindo: as novas medidas visam tornar mais atraentes os preços do comércio de Ciudad del Este, em relação aos das lojas francas de Foz

Cidade del Este

Centro comercial de Ciudad del Este. Foto: Prefeitura de CDE/Divulgação

Em coletiva de imprensa realizada ontem (21), no Centro Binacional de Recepção de Visitantes de Itaipu, em Hernandarias, o presidente da Paraguai, Mario Abdo Benítez, anunciou duas medidas destinadas a aliviar a carga fiscal dos contribuintes envolvidos no turismo de compras, que vigorará de 1 de novembro a 31 de dezembro.

A primeira medida: modificação da base de cálculo do Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) para importação de bens incluídos no turismo de compras, instituída pelo Decreto nº 8.048 .

O documento estabelece que, de 1º a 30 de novembro, a base tributável será de 10 por cento, depois será reduzida para 5 por cento, ou seja, durante todo o mês de dezembro.

A segunda medida: por meio do Decreto nº 8.047 , o Poder Executivo alterou, temporariamente, as alíquotas do Imposto sobre o Consumo Seletivo (ISC) para produtos tecnológicos e eletrônicos, que passarão a ser de 0,5%.

Traduzindo: as novas medidas visam tornar mais atraentes os preços do comércio de Ciudad del Este, em relação aos das lojas francas de Foz do Iguaçu, que estão ganhando força na região.

Sair da versão mobile