O que será do hipermercado Big, daqui pra frente? O Walmart, dono desse mercado de Foz e da rede que abrange as empresas Veraneio, WMS Brasil, Bom Preço Supermercados e Bompreço Bahia, vendeu 80% dos negócios para o fundo americano Advent International.
O Grupo Walmart, que ficou apenas com 20% das ações, está diminuindo a participação em negócios internacionais para concentrar-se em países que considera mais rentáveis, o que não é o caso do Brasil.
Quando o Walmart, via Big, chegou a Foz, representou uma revolução na atuação de supermercados, com horários estendidos, preços competitivos e serviço de qualidade.
Nos últimos tempos, o que se nota é o esvaziamento do mercado, com corredores vazios e poucos caixas. Até o número de produtos parece que escasseou, embora ainda mantenha – em boa parte dos produtos – preços mais em conta que o de outras redes.
Um detalhe importante é que em 2016 o Walmart anunciou o fim da marca Big e trocou esse nome por “Walmart” em todas as lojas. Só a de Foz ficou com a antiga bandeira, não se sabe por quê.
Com a venda de 80% das ações ao fundo americano, agora é preciso torcer para que o hipermercado de Foz seja mantido e suas atividades melhoradas, porque o setor precisa de concorrência, já que hoje está cada vez mais concentrado em um grande grupo, o Muffato.