Empresa inglesa conclui estudo para investir US$ 500 milhões em fábrica no Paraguai

Construção da planta deve começar ainda em 2024 e a produção de hidrogênio e amônia verdes está prevista para 2027

Ilustração do projeto da fábrica: Agência IP

O grupo Atome Energy, de origem inglesa, anunciou que concluiu o estudo de design de engenharia front-end (“FEED”) para investir em Villeta, no Paraguai, perto de US$ 500 milhões em uma fábrica de hidrogênio e amônia verdes, que gerará aproximadamente 4 mil empregos direta e indiretamente.

O comunicado da empresa destaca que esta etapa “marca um marco importante no desenvolvimento do Projeto Villeta de 145MW”, e permite manter a meta de iniciar a construção antes do final de 2024.

Segundo as autoridades paraguaias, o Projeto Villeta se tornou um dos mais avançados do gênero no mundo e irá oferecer fertilizantes sem emissões de carbono a partir de 2027, contribuindo com a sua experiência na aceleração da descarbonização de setores difíceis de reduzir.

“A conclusão deste estudo FEED complexo e detalhado, que acreditamos ser o primeiro para uma instalação de fertilizantes totalmente verde e em escala industrial, fornece a engenharia fundamental necessária não apenas para nosso primeiro Projeto Villeta, que Atome poder aplicado em outros lugares, consolidando nossa posição como líder internacional na produção de fertilizantes verdes”, afirma o documento.

O comunicado explica que a atenção imediata da empresa está agora voltada para o acordo de aquisição dos fertilizantes verdes a serem produzidos e a assinatura do EPC, que nos permitirá avançar para a entrega da Decisão Final de Investimento (FID) ainda este ano.

Com informações da Agência IP

Sair da versão mobile