Empresária de 65 anos vence câncer e celebra a vida na #MeiaDasCataratas

Casal do Mato Grosso do Sul participou de 12 das 13 edições e retornará às corridas de rua na prova de Foz

A prova realizada em Foz do Iguaþu vai marcar o retorno do casal às corridas de rua. Foto: Marcos Labanca/Divulgação

Há 22 anos, o casal Mary e Paulo, de Campo Grande (MS), começou a participar de corridas de rua. Foi apenas o pontapé para pegarem gosto pelo esporte e não largarem mais o hábito, participando de provas nacionais e internacionais.

No próximo domingo (20), eles estarão, pela 12ª vez, da 13ª edição da Meia Maratona das Cataratas.

A prova é considerada a “queridinha” pelos dois, que só deixaram de participar em 2015, quando estavam na fase final dos treinamentos para a Maratona de Porto Alegre. “Temos um carinho muito especial pela Meia Maratona das Cataratas. Finalizar uma prova junto às Cataratas do Iguaçu é indescritível. Não tem nada igual. É um privilégio para os corredores”, elogia Paulo Roberto Donato, 67, casado com Marilis Mariotto Donato, 65. Ambos são empresários em Campo Grande (MS).

Além do reencontro com a prova (que não aconteceu em 2020 e 2021 em razão da pandemia), essa edição da #MeiaDasCataratas terá um gosto ainda mais especial para o casal. Será o momento para celebrar a vida de Mary, que em abril do ano passado foi diagnosticada com mieloma múltiplo, câncer que acomete um tipo de célula da medula óssea.

O filho Paulo Cesar fez questão de marcar na pele a data do transplante bem sucedido da mãe. Foto: arquivo pessoal

Com muita determinação e otimismo, ela encarou o tratamento que contou com sessões de quimioterapia e um transplante realizado com sucesso. Inclusive, essa data do “renascimento” de Mary (6/12/2021) está gravada na pele de Paulo e do filho Paulo César, que fizeram uma tatuagem em homenagem à vitória.

Mesmo durante o tratamento, Mary manteve a rotina de treinamentos – corrida, musculação e pilates – com exercícios de menor intensidade. As atividades só foram mesmo interrompidas na época do transplante e retornaram, com acompanhamento médico, logo após a alta hospitalar.

“Não imaginávamos participar de alguma prova de imediato, mas como tudo conspirava a favor vimos que poderíamos retornar justamente naquela que é mais que especial para nós. A planilha de treinos está sendo seguida a rigor e com muita alegria! A 13ª edição da Meia das Cataratas nos aguarda”, comemora Paulo.

Com informações da assessoria.

Sair da versão mobile